Missão

O Midiativa tem por objetivo promover o desenvolvimento cultural e educacional de crianças e adolescentes através de ações de responsabilidade social que debatem, aprofundam e valorizam parâmetros de qualidade dos conteúdos audiovisuais e interativos. Para tanto, a OSCIP, entre outras ações afins, desenvolve atividades de suporte e formação a profissionais da áreas cultural e educacional voltados ao segmento infantojuvenil.

Histórico e Fundação

A Organização Não Governamental Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes foi fundada em abril de 2002, diante da necessidade de se debater e de se pensar as alternativas para o consumo massivo de programas de televisão infantojuvenil em um país onde essa mídia havia se estabelecido como uma das principais formas de comunicação. Mais do que simplesmente lutar pela redução no número de horas diárias que as crianças passavam em frente às telas, o intuito da criação da organização naquele momento era o de auxiliar no estabelecimento de parâmetros que permitissem a identificação de bons programas para crianças e adolescentes. Estes eram considerados aqueles que os tornassem mais humanos, que representassem as diferentes infâncias nas telas, que os estimulassem a seguir os seus sonhos e ideais de vida e que os instruissem e dessem elementos para construir os seus futuros.

Desde então muito mudou. Hoje a organização trabalha também para proporcionar fomento ao setor audiovisual e interativo, formando produtores e orientando a criação de projetos; forma professores que veem, nos conteúdos feitos nessas mídias, ferramentas para abordagens educacionais ou que desejam introduzir a linguagem audiovisual nas escolas; atua junto ao governo, na formulação de política públicas que contemplam a infância nas suas diferenças constituintes; mantém ativa uma rede de intercâmbio entre produtores, gestores culturais, artistas e profissionais da área em âmbito mundial; realiza mostras, encontros e festivais com conteúdos de diversas partes do mundo, difundindo obras de qualidade que não são de fácil acesso pelos espectadores comuns; atua na formação de crianças, jovens e famílias através de mostras e oficinas audiovisuais.. Como se vê, as ações realizadas pelo Midiativa são diversas e seguem passando por reformulações, adaptando-se sempre às necessidades que se fazem presentes a cada tempo e contexto.

Fundada em 25/04/2002, pelos sócios-fundadores: Elysabeth Carmona Leite, Cláudius S. P. Ceccon, Âmbar de Oliveira Barros, Marcus Fuchs, Sirlene Maria dos Reis, Rosely Carmona, Maria Angela dos Santos, Bruno Assami, Rosa Crescente, Solange Jobim e Souza, Geraldo Vieira Filho e Jairo Jorge da Silva.

Veja aqui o estatuto do Midiativa.

Confira também os documentos abaixo:

Procure pelo termo desejado e aperte o Enter